SamPará

Tati Carvalho, 26, publicitária, expert em perder objetos de pequeno e médio porte dentro do carro. Adora viver em São Paulo, porque há mais bares do que se pode conhecer. Resignada, vai sempre nos mesmos 5. Tem coragem de se jogar de cabeça. Sempre.
Apoena Augusto, 30, administrador, se descobriu pirofágico das estrelas. Vive em Belém e acha que o seu nome é prefixo para todas as coisas entre o céu e a terra. Adora sua moto (que trata como filha) e intervalos comerciais.

terça-feira, agosto 08, 2006

Quem nasceu primeiro - o ovo ou a propaganda?

Lembra quando a gente era criança e nos ensinavam que entre um bloco e outro de “O Rei Sou Eu”, tínhamos um tempinho que deveria ser usado para ir ao banheiro, buscar uma groselha ou brigar com o irmão sentado ao seu lado no sofá? Foi assim que a maioria aprendeu que propaganda era mera interrupção. Mas eu gostava mesmo assim, afinal era fonte de informação pra saber o que pedir ao Papai Noel no Natal (pobre mãezinha). E acho que a nossa infância trouxe os melhores reclames de todos os tempos, até porque as lembranças grudam até hoje na minha mente como o cheirinho de chiclete nos tênis Bubble Gummers. Lembra?

o primeiro sutiã - Eu conheci a menina dos sutiã na academia. Ela fazia Runner em Moema. E tinha cabelo ruim. Ruim não, horrível. Parei de ter ciúmes dela (eu achava a propaganda danada de bonita). Por isso e porque as pessoas chegavam até ela e tinham coragem de perguntar se ela era a menina do primeiro sutiã. A resposta para seu sorriso sem graça era freqüentemente: ‘a gente nunca esquece...” Cada um com seu calvário, né?

a minha Caloi - Foi aí que a gente aprendeu que criança é um porre,... se não está se jogando no meio do shopping porque você não comprou a última espada Jiraya-light-sabre-four-thousand, está espalhando bilhetes pela casa toda pra tentar garantir a bicicleta.

a Varig - Meu pai cantava pra eu dormir, juro, numa das minhas primeiras memórias: “atenção, você com essa ficha na mão, dirija-se ao portão, embarque neste avião,... Voe Varig!!!”. Ta explicado, não está? Se minha canção de ninar era um jingle, só podia dar nisso! O monstro foi criado no berço!!!

o Cornetto - “Dai-me um Cornetto/ Muito crocante/ É pio cremoso/ É da Gelatto/ Cornetto, Cornetto mio...”.

o Zé Mário - Aí eu entrei na faculdade; publicidade, lógico. E a certa altura, tive aulas de produção sonora com o ZÉ Mário. E eu gostava dele mesmo antes de saber que foi o autor dos dois jingles aí de cima. Olha que legal, a música do Zé me botava pra dormir e ainda vendia passagens de avião! Resultado, insisti igual o moleque da Caloi e consegui que ele cantasse o jingle do Cornetto só pra turma!
Hoje a publicidade nacional é altamente premiada no mundo todo: criatividade, qualidade de produção; gastam-se montes de dinheiro e as vezes até se vende alguma coisa (eu sou sarcástica, mas eu posso, sou da classe). Hoje o problema é a programação. Veja bem, quem vai ficar na frente da tevê, perigando absorver os besteróis de Gugu-Faustão-Huck? Eu confesso, fujo dos programas dominicais como o diabo de INRI Cristo (que está sempre na Luciana Gimenez). E ligar o rádio, então? Carece um ritual de benção antes, pra não se correr o risco de se deparar com os desafinos apenas comparáveis com giz-novo-em-louza-de-escola da turma da Kelly Key, Felipe Dylon e Tati-quebra-barraco. Pior, eu hoje ouvi uma entrevista com Sérgio Malandro, aquele do Glu-glu, falando sobre o futuro cenário do entretenimento nacional. Que Chapolin nos proteja!
Mas se a programação tem uma qualidade pífia, como a gente vai ver os reclames? Pois é, foi aí que resolveram apelar. Afinal, hoje em dia, qualquer coisa é mídia,... mas ovo?
Aconteceu assim: nos Estados Unidos, um dono de granja foi explicar a um poderoso dono de um império das comunicações, que cada ovo passa por, em média, 3 “olhadas” antes de ser comido: na loja, ao abrir-se a caixa checando se há ovos quebrados, em casa ao tirar da caixa para colocar na geladeira, depois ao tirar da geladeira e preparar o almoço (você já tinha pensado nisso?). Ele juntou com o fato de que lá já se imprimem datas de validade em cada ovo ao invés da caixa, e resolveu usar a impressora para outro fim. Foi assim que o dono da CBS americana resolveu deixar de lado jornais, revistas e até sua emissora, e anunciou que vai divulgar os novos programas da temporada em ovos. Sua justificativa: “ não dá pra não ver”. É,....

eXTReMe Tracker