SamPará

Tati Carvalho, 26, publicitária, expert em perder objetos de pequeno e médio porte dentro do carro. Adora viver em São Paulo, porque há mais bares do que se pode conhecer. Resignada, vai sempre nos mesmos 5. Tem coragem de se jogar de cabeça. Sempre.
Apoena Augusto, 30, administrador, se descobriu pirofágico das estrelas. Vive em Belém e acha que o seu nome é prefixo para todas as coisas entre o céu e a terra. Adora sua moto (que trata como filha) e intervalos comerciais.

domingo, julho 02, 2006

O Rei estava certo. Juca também.

Pelé cantou a pedra e foi malhado como um Judas na Semana Santa. Juca Kfouri também. E mesmo sendo taxados de agourentos, não foi preciso mais do que o segundo jogo (porque depois do primeiro, por pior que tivesse sido, ainda restava a esperança de uma melhora) para que as profecias de ambos, para o infortúnio de nós, pobres torcedores, se mostrassem cada vez mais coerentes.

É, o Brasil jogou mal. Não, jogou muito mal! E só o Parreira achava que estava tudo bem. "Futebol de resultados" é o escambau! "Quadrado mágico" o diabo! Brasileiro gosta é de ver seu time dando olé, dando lençóis como o que levou o "Fenômeno"(?) e, claro, fazendo gols. Aliás, aquela foi "a" cena da copa. Depois daquilo, era melhor ter deixado o gramado que a vergonha seria menor.

Mas tudo bem. Pelo menos a nação foi poupada de ver nosso Presidente, em plena campanha para reeleição, tirando uma casquinha do Hexa ao fazer os canarinhos subirem a rampa do Planalto para dar discurso. Também acabou aquela ladainha insuportável de "13 letras" do Zagallo. Por fim, e se os Deuses do futebol permitirem, não descerá mais goela abaixo esse futebol retranqueiro e feio dessa era de treinadores que, acredita-se, se foi. Tomara que para sempre!

Também aprendemos que não adianta nada ter uma constelação de estrelas no time se elas simplesmente não se entendem e não parecem dar muita importância para a camisa que vestem. Quem sabe isso traga de volta outro tipo de jogador, aquele que joga porque tem o único objetivo de vencer, não ficar milionário, porque isso é consequência.

Quem dera poder ressuscitar o Telê. Esse sim, dava espetáculo. Antes perder a Copa jogando como a seleção de 82, de Zico, Sócrates, Falcão e Casagrande, do que ganhar como a do Penta ("vocês vão ter que me engolir") ou perder como a de 2006, cheio de "erres" e vazia de gana, sem trocadilho.

Ao Pelé e ao Juca, um pedido: daqui a quatro anos, por favor, digam novamente como vai ser. Assim não haverá tanta ilusão como foi dessa vez.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Leio essa sua crônica e vejo alguns enganos e outros acertos. É certo que a seleção não jogou nada, que subestimou seus adversários e subestimou (em minha opinião) o próprio futebol. Contudo, falar que Pelé possui razão é, além de errado, ridículo.
Tudo o que Pelé tenta fazer é manter seu brilho na história, tendo seu nome estampado na galeria dos melhores jogadores do mundo e estrela única brasileira. E isso ele, vergonhosamente, revela mostrando uma contrariedade à seleção brasileira.
É ridícula a atitude de Pelé que, aparentemente, torce para a derrota do Brasil, tudo para que não seja superado na história do futebol.
Certo está o Maradona, que apóia a seleção argentina até debaixo d'água. Mesmo concordando ou discordando do elenco que a compõe.

2:31 PM  
Blogger Apoena Augusto said...

Olá, Fábio.
Obrigado pelo comentário.

Sobre Pelé, eu mesmo, na crônica "Pelé, cheio de graça", que você pode conferir aqui no blog, escrevi o seguinte: "Todo esse "poder" exercido por quem ainda é considerado o melhor jogador de todos os tempos deve dar a Pelé o direito de dizer o que quer que seja sobre a seleção atual, mesmo que seus comentários nem sempre sejam lá muito cordiais e eventualmente pareçam mais uma forma de aproveitar o momento para se divertir um pouco do alto do trono".

O texto vai perfeitamente ao encontro da sua opinião sobre nosso craque de 70. Ou seja, é claro que ele busca sempre puxar para si os holofotes, afinal, desde sua última Copa, ele só vive disso.

O único problema é que, por mais que seja absolutamente verdadeiro o interesse pessoal dele nisso, não se pode negar que a previsão foi acertada. Assim como foi a do Juca Kfouri.

6:27 PM  

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker