SamPará

Tati Carvalho, 26, publicitária, expert em perder objetos de pequeno e médio porte dentro do carro. Adora viver em São Paulo, porque há mais bares do que se pode conhecer. Resignada, vai sempre nos mesmos 5. Tem coragem de se jogar de cabeça. Sempre.
Apoena Augusto, 30, administrador, se descobriu pirofágico das estrelas. Vive em Belém e acha que o seu nome é prefixo para todas as coisas entre o céu e a terra. Adora sua moto (que trata como filha) e intervalos comerciais.

terça-feira, maio 16, 2006

Vendo o Ver-o-Peso


Quem nunca teve curiosidade de ver uma periquita de bota (feminino de boto, o mamífero, que fique bem claro), que atire o primeiro cupuaçú.

Ir ao Mercado Ver-o-Peso, mesmo para quem é paraense da polpa do açaí, é sempre uma aventura em todos os sentidos, principalmente o visual e o olfativo. Ver a folha da maniva, futura maniçoba (para quem não sabe, uma versão, digamos, mais ecológica da feijoada), sendo triturada e se transformando numa espécie de montanha que mais lembra o resultado da ruminância do boi é algo surreal. Principalmente depois de comer pronta e descobrir que, apesar de sinistra, é muito boa.

Mas isso é somente um dos atrativos. O melhor mesmo é conversar com as tias de sorriso "vazado" que vivem de vender "lendas". Nada a ver com aquelas lojinhas bacanas de shopping onde é possível encontrar desde incensos com aromas florais que embrulham o estômago de tão doces até aquelas esculturas indianas de madeira com tromba de elefante e cajado de Mestre dos Magos. Chuck, o brinquedo assassino, teria medo se visse.

Essas tias vendem em suas barracas simples, mas muito cuidadosamente arrumadas, além da periquita e do pau do boto (sim, boto tem bingulim!) que, segundo elas, servem para atrair o sexo oposto bastando apenas lavar a área de trabalho com o líquido proveniente das intimidades dos bichinhos, "garrafadas" com banhos e essências para quase tudo que se pode imaginar. Desde reumatismo até olho gordo, passando por hemorróidas e bico de papagaio. Nada escapa ao poder das garrafas coloridas. Tem até versão natureba da alegria das velhinhas: o Viagra natural.

E se após um bom bate-pernas por lá bater aquela fome, um peixe frito com farinha "baguda" ou um tacacá em uma das barracas caem muito bem. Só se recomenda um Engov antes e, se puder, um depois...

10 Comments:

Blogger Tati Carvalho said...

vale dizer que as tiazinhas do ver-o-peso não cuidam só da parte de prospecção e venda, mas também se preocupam com a manutenção... depois da periquita da bota elas oferecem também o "te pego e nnão te largo" para assegurar a duração do relacionamento,... bom marketing o delas!

10:40 AM  
Anonymous Anônimo said...

Ah... eu adoro passear no Ver-o-Peso. Sempre me divirto muito.

Mas, ó, verdade ou não, trouxe para uma amiga paulista um grande coquetel de ervas que era pra curar todos os males e protegê-la contra "mau-olhado".

Resultado: durante os três meses q ela usou, o ex-marido deu a pensão direito, o filho não adoeceu, nada de briga em casa e tudo correndo bem no trabalho. Depois que acabou a garrafada tudo voltou como era antes...

Acreditam nisso?

2:31 PM  
Blogger Apoena Augusto said...

Qual foi o nome da barraca da tia que vendeu? Vou lá correndo!

2:54 PM  
Anonymous Anônimo said...

Juro pra ti!
Foi uma loira. A Mais loira q tem lá. Deve ter uns 40 anos.

3:19 PM  
Blogger Tati Carvalho said...

aproveita e traz mais uma garrafa de "se te pego não te largo" pra mim? vai saber, né? não acredito em bruxas, mas,....

4:14 PM  
Blogger Apoena Augusto said...

Tô aceitando mais encomendas. Vai uma periquita de bôta aí também?

4:21 PM  
Blogger Tati Carvalho said...

depende,... se vc achar necessário,...

12:23 PM  
Anonymous Anônimo said...

Como eu faço para comprar a piriquita da bota??
pode ser um telefone ou e-mail , qualquer forma para fazer contado com um de vocês que vendem obrigada .

12:33 AM  
Blogger Paty said...

Sera que vocÊs podem me informar como eu faço para comprar a piriquita da bota???

12:53 AM  
Blogger arttebella said...

Eu, sou paraense e moro no Rio de Janeiro. Tudo que o tio falou ai é verdade!!! a periquita da bota nao é ilusao! minha amiga conseguiu tirar o namorada de uma mulher, o cara largou mesmo a mulher pra ficar com ela.

8:30 PM  

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker